top of page
Rosana Emilio

Blatter - Letter - Blatter - Letter


Quando falo que sou a doida das fotos, é verdade. 

Tirei essa foto quarta passada, às 11:05 enquanto estava indo ao médico. 

Foi minha primeira experiência como paciente aqui na Holanda (experiência no sistema de saúde holandês já tive com o Leonardo quebrando o braço e tendo que operar, né?)

Vou contar a história inteira. 

Não tenho passaporte europeu e ainda não tinha visto de moradia, por isso tive que entrar no país como turista, com uma passagem de volta para o Brasil com no máximo 90 dias de duração e um seguro viagem. 

Fechei meu seguro com um colega que tem uma seguradora, mas ele me fez prometer que eu não faria nenhuma estripulia e não precisaria usar o seguro, tendo em vista meu histórico. 



Continuando.

Meu colega me pediu para ser cuidadosa e não repetir o ocorrido da última vez. 

Faltando UMA SEMANA para o meu seguro de viagem acabar, acordei com infecção de urina. 

UMA SUPER INFECÇÃO. 

Simplesmente acordei às 4 da manhã e não conseguia mais dormir de tanta dor. 

Parecia que minha bexiga ia explodir. Além de sentir como se uma faca fosse cortar tudo por dentro. Fora a sensação de faca cheia de fogo saindo de dentro de mim quando eu fazia xixi (intimidade, temos. Mas quem nunca teve uma infecção de urina na vida?)

Liguei na emergência do seguro contratado e deu tudo certo. Marcaram uma consulta para mim naquele mesmo dia. 


Fui andando até a clínica e no meio do caminho tirei umas fotos. Uma delas foi dessa casinha fofa ai e outra do restaurante “Bla Bla”. 

Ainda durante todo o caminho E na recepção da clínica fiquei treinando o que eu ia falar para o médico. “It hurts when I pee and I feel like my blatter is always full” (dói quando faço xixi e sinto minha bexiga sempre cheia). 

Mas tenho um problema: quando fico nervosa meu inglês some.

O segundo problema era que eu não sabia falar "bexiga" em inglês. Aprendi que é blatter, MAS na hora de falar nunca lembrava a palavra, então fiz uma associação com “letter”, já que é sonoramente parecido.

Eu estava com dor, andando sem parar e falando em voz alta “letter, blatter, letter, blatter, It hurts when I pee and I feel like my blatter is always full, letter, blatter”. 

Cheguei no médico e NÃO TINHA NINGUÉM. 

Sentei e fiquei esperando uns 15 minutos (e repetindo “letter, blatter, letter, blatter, It hurts when I pee and I feel like my blatter is always full, letter, blatter”).

Meu horário era 11:30. 11:28 enfiei a cabeça pela porta e vi o médico chegando para falar comigo. 

Falei que tinha horário marcado e ele me deu um potinho. Fui la fazer o exame e DERRUBEI O SAQUINHO NO LIXO. Fiquei revirando o lixo para pegar o bendito saco do potinho e o médico me esperando (Rosana sendo Rosana). 

O exame ficou pronto em 2 minutos. 

O médico estava com o resultado na mão e me perguntou: “então você acha que tem infecção de urina?”, eu: “sim”, ele: “ah, eu também acho viu”, eu: ??????, eu de novo: "acha mesmo?", ele: “sim. O que você tem sentido para achar que está com infecção?”.

E dai pra frente foi só pra trás. Eu não tava entendendo mais nada. 

Estava com infecção ou não?

Ele estava com o exame na mão e falou que ACHAVA que eu estava, mas ao mesmo tempo estava me perguntando o que eu estava sentindo para que eu achasse que estava com infecção?

Na hora eu pensei: minha dor tá atrapalhando meu inglês ou esse papo tá muito de maluco.

Pelo menos pude usar toooodo o repertório que treinei. “It hurts when I pee and I feel like my blatter is always full”. Fiz uma pausa na hora de falar “blatter” e depois olhei pro Léo com um sorrisinho orgulhoso (blatter, letter, blatter, letter). 

Até que ele falou que eu teria que tratar com antibiótico e tal. Ai sim entendi que SIIIIIM existia uma infecção. 

Enfim, saindo de lá, foi a primeira coisa que o Léo falou: “parabéns, você conheceu o humor holandês”. Mas até ele ficou sem entender se eu tinha ou não infecção (ufa).

Minhas considerações

Fui atendida prontamente e meu exame ficou pronto em questão de minutos. No Brasil o exame de urina demora em torno de 1 hora para ficar pronto. Ponto pra Holanda nesse quesito. 

Não senti muita pessoalidade no atendimento. Ele não perguntou meu nome, nem pediu para ver meus documentos. Acho isso bem estranho. Mas ele foi muito solicito e educado (tirando a parte de ter me deixado super confusa. Acho que ele só tentou ser simpático de um jeitinho holandês?). 

O remédio foi prescrito direto na farmácia que escolhemos. Não precisamos de receita nem nada, ele já mandou direto para a farmácia aqui perto de casa e já peguei o remédio na hora. Veio tudo contadinho conforme a prescrição - 2 comprimidos por dia, por 5 dias. Se eu perdesse um comprimido ferrou. 

Claro que na farmacia eu tive que tentar três vezes falar receita e minha língua simplemente embolava e não saia (Prescription. Tenta falar aí sem enrolar a língua). Pelo menos fiz a moça da farmácia rir comigo.

Deu tudo certo, tô ótima, já tomei todos os remédios e fiz uso do meu seguro saúde sem quebrar o cóccix de novo

Também tinham umas florzinhas no meio do caminho:















Comments


Deixe seu e-mail para ser o primeiro a receber novos textos!

Obrigada!

  • Instagram
  • Tópicos
bottom of page